Building Blocks: Programa de aceleração na construção civil
“Acreditamos que a troca de experiências pode ajudar a gerar grandes resultados."
Que o setor da construção civil está passando por um revolução não temos dúvidas. Nesse artigo vou falar um pouco sobre como foi o programa de aceleração Building Blocks.
Afim de que se aproximar cada vez mais das startups e também a começar a gerar negócios com elas, a Saint-Gobain realizou junto a Liga Ventures seu 1º programa de aceleração. Com a estratégias de usar soluções de startups no seu dia a dia foram definidos desafios para algumas áreas principais : canais de venda online, soluções de pagamento onilne, last miley delivery, sistemas construtivos e de edifícios entre outros (para saber mais dos desafios clique aqui). Foram quase 200 startups inscritas e 4 startups aceleradas durante 4 meses.
Gostaria de destacar alguns aspectos que tonaram esse 1º Programa um sucesso.
Um programa de aceleração corporativa mexe com o dia a dia da empresa e seus colaboradores. O foco em projetos e na geração de negócio faz com que inovação e transformação digital deixem de ficar no mundo das ideias e possam viram projetos palpáveis. O envolvimento dos executivos desde do inicio fez com que facilitasse a conexão dos projetos com as estratégias traçadas pela corporação.
Quando falamos de aceleração ritmo é um fator crucial, e aqui na Liga temos uma metodologia que ajuda a ditar o ritmo e acompanhar de maneira ágil a execução do projetos! Logo, o período e o contexto de inovação já estabelecido pela empresa foram combustíveis para que as definições e o foco fossem sempre na geração real de valor durante todo o programa de aceleração.
Acreditamos que a troca de experiências pode ajudar a gerar grandes resultados. Por isso, ao longo do programa, provocamos diversos momentos de troca de conhecimento entre colaboradores da corporação e as startups.
Não restam dúvidas que o programa Building Blocks foi um sucesso. Todos os envolvidos puderam desenvolver muito ao longo de todo o processo: As startups estão com seus produtos cada vez mais atraentes para o mercado da construção civil, a Liga Ventures desenvolveu um grande foco na geração de valor para os times envolvidos e na gestão de todos os projetos mapeados, e a Corporação aprendeu que o trabalho junto com as startups, conexões e estratégia pode potencializar a capacidade de inovação da empresa! #deuliga